A lenda de São Valentim, que viria a dar origem ao Dia dos Namorados, data da Roma Clássica, mais precisamente da governação de Cláudio II, imperador que decidiu proibir a realização de casamentos, de modo a conseguir juntar um exército maior e mais poderoso.
Houve, ainda assim, um bispo romano, de nome Valentim, que, contrariando as ordens do governante, decidiu continuar a celebrar casamentos secretamente. Acabou, no entanto, por ser descoberto e condenado à morte.
Encerrado no seu cárcere, recebia, por parte de muitos jovens, flores e mensagens nas quais estes afirmavam continuar a acreditar no amor. Uma das jovens que assim fazia dava pelo nome de Artérias e era filha do carcereiro. Após várias tentativas e muita insistência, conseguiu que o pai lhe permitisse visitar Valentim. Os dois apaixonaram-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a vista.
Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 270, mas o seu nome perdurou na celebração do Dia dos Namorados, ainda que, desde 1799, em resultado de a Igreja considerar não haver provas cabais da existência do santo, esta tenha deixado de celebrar oficialmente a data.
Entretanto e como não poderia deixar de ser, a nossa escola e a sua biblioteca levaram a cabo um Concurso de Cartas de Amor, como forma de comemorar a data. Eis os vencedores, a quem os prémios serão entregues no próximo dia 17 de março, na Biblioteca, na abertura do Concurso de Leitura:
Escalão alunos: Ricardo Rodrigues, número 18, 11º C
Escalão professores: Rosalina Moura
Escalão funcionários: Sandra Cardoso
A todos, os nossos parabéns.
Sem comentários:
Enviar um comentário