SANTOS POPULARES
A Nossa Cascata
Os Santos Populares são uma festividade tradicional e popular celebrada em todo o país. A principal celebração dos Santos Populares ocorre em junho, com destaque para os dias 13, em homenagem a Santo António, 24, em homenagem a São João, e 29, em homenagem a São Pedro.
Essas festas têm origens religiosas e pagãs, sendo uma mistura de tradições católicas com rituais pagãos ligados ao solstício de verão no hemisfério norte. No entanto, ao longo do tempo, as comemorações tornaram-se mais secularizadas e passaram a incluir elementos culturais, musicais e gastronómicos – arraiais com muita música, fogueiras, marchas populares, balões, manjericos sardinhas assadas, caldo verde com chouriço e, principalmente no Porto, as famosas Cascatas São joaninas.
A CASCATA DE SÃO JOÃO
Assim como o presépio é montado no solstício de inverno, a cascata deve ser erguida no solstício de verão. As cascatas são dedicadas aos Santos É uma tradição única do São João do Porto, onde aparece a figura do santo, com o seu símbolo, o carneirinho, associado ao rebanho. Segundo o historiador Hélder Pacheco, as primeiras cascatas apareceram no século XIX.
Diz a tradição que se deve atirar uma moeda para a cascata …