De forma absolutamente inesperada, num acidente de viação na A4, faleceu, hoje de manhã, a nossa colega de Informática Dalila Adelaide Fonseca, aos 61 anos de idade. Um ser humano reconhecidamente positivo e uma profissional extremamente dedicada, sempre capaz de ajudar alunos fora do seu horário de trabalho sem nada pedir em troca. Neste momento de profundo pesar para toda a escola, a equipa da biblioteca não pode deixar de apresentar as suas condolências a familiares e amigos. A nossa colega Dalila sempre será recordada com saudade por quem teve o privilégio de a conhecer. Que Deus a guarde e ilumine o seu caminho...
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Um poeta, um poema - 1
Charles Baudelaire (1821 - 1867) foi uma das mais controversas e importantes figuras da poesia de finais do século XIX. Não fosse ele, não teria havido Rimbaud, Verlaine seria mais desconhecido, Edgar Allan Poe não teria saído da miséria e da sombra e muitos outros, futuros no que concerne ao seu tempo, teriam sido diversos. É um facto que a poesia é a forma literária de mais difícil tradução. É, no entanto, perfeitamente factível traduzi-la bem, neste caso para Português, pela mão de Delfim Guimarães. Trazemos-vos L'albatros ou, no caso presente, O Albatroz...
Às vezes no alto mar, distrai-se a marinhagem
Na caça do albatroz, ave enorme e voraz,
Que segue pelo azul a embarcação em viagem,
Num voo triunfal, numa carreira audaz.
Mas quando o albatroz se vê preso, estendido
Nas tábuas do convés, - pobre rei destronado!
Que pena que ele faz, humilde e constrangido,
As asas imperiais caídas para o lado!
Dominador do espaço, eis perdido o seu nimbo!
Era grande e gentil, ei-lo o grotesco verme!...
Chega-lhe um ao bico o fogo do cachimbo,
Mutila um outro a pata ao voador inerme.
O Poeta é semelhante a essa águia marinha
Que desdenha da seta, e afronta os vendavais;
Exilado na terra, entre a plebe escarninha,
Não o deixam andar as asas colossais!
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Atividades na biblioteca com grande adesão
Como anunciado, a 27 de outubro, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, fomos visitados por inúmeros encarregados de educação que, assim, ficaram não só a conhecer a nossa biblioteca, como ainda levaram para casa dois pequenos contos como oferta.
Decorrido o evento, queremos deixar aqui o nosso agradecimento a professores, alunos e encarregados de educação e louvar o entusiasmo com que participaram nas atividades por nós organizadas.
Os alunos de todas as turmas dos 8º e 10º anos que nos visitaram deixaram-nos frases que constituem uma prova do sucesso do evento e que aqui partilhamos, agora, convosco...
A
biblioteca é um oceano de conhecimento.
A biblioteca é como uma livraria, só que
não se paga.
Ela dá a atenção necessária aos amantes de
papel.
Ler
para aprender, não há melhor sítio para o fazer.
(10ºE)
A biblioteca é um lugar de conhecimento e cultura.
Aqui podemos ser felizes!!!
(10º A)
Se o
teu saber queres aumentar ,a biblioteca tens de visitar.
(10º F)
.
Sorri!
Estás na biblioteca da ESCM. (10ºF)
A biblioteca
É o ninho da
sabedoria
É a descoberta do mundo
É
o lugar dos sábios
É
a igreja dos cultos
Ir
à Biblioteca ler, é o melhor que há a fazer . (10º B)
A Biblioteca é onde o silêncio fala…
Se
queres aprender, dirige-te lá e encontrarás tudo o que te possa ajudar. (
10ºC)
A Biblioteca é um bom local para aprender .
Um espaço
tranquilo e silencioso
O
espaço do conhecimento
Lugar agradável onde dou asas à imaginação,
enquanto viajo na terra da
sabedoria .
Fica melhor quando eu cá estou.
Frequentar a Biblioteca, fortalece o teu
saber.
Considero fantástico uma escola ter
biblioteca,
pois muita gente gostaria de ter uma em
casa e não tem( é o meu
caso).
(10ºD)
A Biblioteca é
inspiradora.
Se não tens interesse
em ler, passa mais tempo lá, um local interessante e sossegado e descobrirás esse
prazer.
Se por acaso queres estudar, a Biblioteca deves visitar .
(10ºG)
É um lugar tranquilo
É muito linda, pequena, mas
confortável
Mas com muito espaço de trabalho
E com várias escolhas
Gosto do seu aquário
Adoro aquele local!
Aí podemos encontrar um mundo novo.
Visitar Bibliotecas é bom porque são sossegadas e têm boa
energia ( 8º B)
A biblioteca é um mundo completo de cultura, artes e
maravilhas.
(8ºG)
Leiam
A nossa biblioteca é um bom local de convívio…
Bom ambiente.
Também para ler e estudar…
Boa organização
Com várias escolhas…
Livros e
filmes
( 8º C)
A biblioteca
È uma loja de doces para quem gosta de ler.
É uma segunda casa onde aprendes a trabalhar, a ler e a
estudar.
É o local onde temos possibilidades infinitas de entrar
num mundo de fantasia.
(
Três alunos do 8º D)
A biblioteca
É um sítio incrível
nela podemos estudar e passar o
tempo livre.
É um dos sítios da escola mais interessantes.
Aí gosto de estudar
e com os meus amigos posso estar.
É um sítio especial.
Aí cada livro tem sua magia.
Gostei muito de a visitar
e virei aqui muitas vezes (Seis alunos 8ºE)
A biblioteca
Pode ser pequena
mas a qualidade é do melhor
tem tudo.
É lugar
fascinante
que nos desperta para um mundo
imaginário.
É o melhor sítio
para passar o tempo
ler, estudar, trabalhar…
até ver filmes.
A biblioteca da minha escola é muito atual.
( Cinco alunos do 8ºI)
Tranquilidade
Organização
Fazem
com que a biblioteca seja
perfeita.
Local não só para passar o tempo
mas também
para melhorar a nossa cultura.
(Dois alunos do
8º F)
Às vezes o que procuramos pode estar lá.
Normalmente, os adolescentes não gostam de ler,
mas, às vezes, inspiramo-nos nas leituras sem nos
apercebermos…
Lá passo as minhas manhãs…´
É moderna , limpa e muito organizada.
Estar lá é divertido!
Na biblioteca ,terei
ajuda para ser melhor…
(Cinco
alunos do 8º H)
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Biblioteca escolar: um mapa de ideias
Na sequência do post anterior, a Biblioteca gostaria de convidar todo os pais e encarregados de educação a visitarem as nossas instalações no dia 27 de outubro, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
Gostaríamos ainda de contar com a participação dos nossos alunos no preenchimento deste questionário .
De resto, votos de boas e divertidas atividades para todos ao longo do mês e na nossa biblioteca, especialmente para os alunos dos 8º e 10º anos, mais diretamente implicados.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Mês internacional das bibliotecas no Castêlo!
Outubro é o mês Internacional das Bibliotecas (27 de outubro, o Dia da Biblioteca Escolar) e vai ser alvo de celebração na Biblioteca da Secundária do Castêlo, nomeadamente através da realização de visitas-guiadas destinadas às turmas do oitavo e décimo anos, com direito a uma atividade-surpresa e mais!
Será que as comemorações poderão ter algo a ver com a realização de mapas mentais, tema do mês? Convidamo-vos a ler este artigo do Expresso - Nunca mais se perca graças aos mapas mentais -, a ler a celebrada Mind Map Book, de Tony Buzan (2009, Pearson Education Limited) e ainda a visualizar o interessante e esclarecedor vídeo que seguidamente vos apresentamos:
Não deixem de participar e nunca mais se percam graças aos vossos mapas mentais!
quinta-feira, 29 de maio de 2014
Concurso Nacional de Leitura
No dia 8 de maio passado, decorreu na Biblioteca Almeida Garrett a Final Distrital do Porto do Concurso Nacional de Leitura. A partir das provas escritas realizadas, com a participação de três alunos do ensino Básico e três do Secundário da nossa escola, num total de 323 do primeiro e 108 do segundo, foram selecionados cinco alunos de cada nível de ensino para prestarem provas orais com vista à seleção dos representantes do Distrito nas provas finais. Foram selecionados um elemento efetivo para o Básico e um outro para o Secundário, assim como dois suplentes, os quais estarão presentes em Lisboa, no mês de junho, para prestação de Provas Finais.
Parabéns aos escolhidos e um grande obrigado aos nossos alunos que se lançaram nesta verdadeira aventura que é a leitura.
terça-feira, 1 de abril de 2014
Imagens da Semana da Leitura
E seguem as imagens que confirmam o sucesso participadíssimo da Semana da Leitura...
| Concentração e imaginação nas Leituras do Desafio |
| Encontro com o poeta André Oliveira |
| Encontro com o autor do livro de poesia Meia-Asa |
Subscrever:
Mensagens (Atom)




