quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Um poeta, um poema - 1


Charles Baudelaire (1821 - 1867) foi uma das mais controversas e importantes figuras da poesia de finais do século XIX. Não fosse ele, não teria havido Rimbaud, Verlaine seria mais desconhecido, Edgar Allan Poe não teria saído da miséria e da sombra e muitos outros, futuros no que concerne ao seu tempo, teriam sido diversos. É um facto que a poesia é a forma literária de mais difícil tradução. É, no entanto, perfeitamente factível traduzi-la bem, neste caso para Português, pela mão de Delfim Guimarães. Trazemos-vos L'albatros ou, no caso presente, O Albatroz...

Às vezes no alto mar, distrai-se a marinhagem
Na caça do albatroz, ave enorme e voraz,
Que segue pelo azul a embarcação em viagem,
Num voo triunfal, numa carreira audaz.

Mas quando o albatroz se vê preso, estendido
Nas tábuas do convés, - pobre rei destronado!
Que pena que ele faz, humilde e constrangido,
As asas imperiais caídas para o lado!

Dominador do espaço, eis perdido o seu nimbo!
Era grande e gentil, ei-lo o grotesco verme!...
Chega-lhe um ao bico o fogo do cachimbo,
Mutila um outro a pata ao voador inerme.

O Poeta é semelhante a essa águia marinha
Que desdenha da seta, e afronta os vendavais;
Exilado na terra, entre a plebe escarninha,
Não o deixam andar as asas colossais!


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Atividades na biblioteca com grande adesão

Como anunciado, a 27 de outubro, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, fomos visitados por inúmeros encarregados de educação que, assim, ficaram não só a conhecer a nossa biblioteca, como ainda levaram para casa dois pequenos contos como oferta. Decorrido o evento, queremos deixar aqui o nosso agradecimento a professores, alunos e encarregados de educação e louvar o entusiasmo com que participaram nas atividades por nós organizadas.


Os alunos de todas as turmas dos 8º e 10º anos que nos visitaram deixaram-nos frases que constituem uma prova do sucesso do evento e que aqui partilhamos, agora, convosco...

A biblioteca é um oceano de conhecimento.
A biblioteca é como uma livraria, só que não se paga.
Ela dá a atenção necessária aos amantes de papel.   
                                                                                                                                                        Ler para aprender, não há melhor sítio para o fazer.
                                                                                                                     (10ºE)                                       
                                                                                                                                  


A biblioteca é um lugar de conhecimento e cultura.
Aqui podemos ser felizes!!!
                                                                                       (10º A)



Se o teu saber queres aumentar ,a biblioteca tens de visitar.
                                                             (10º F)


                                                                       .
    Sorri!
Estás na biblioteca da ESCM.  (10ºF)
               
A biblioteca
É o ninho da sabedoria  
É a descoberta do mundo   
É o lugar dos sábios  
É a igreja dos cultos
Ir à Biblioteca ler, é o melhor que há a fazer . (10º B)





A Biblioteca é onde o silêncio fala…
Se queres aprender, dirige-te lá e encontrarás tudo o que te possa  ajudar.  ( 10ºC)

A Biblioteca é um bom local para aprender .
                 Um espaço tranquilo e silencioso          
                   O espaço do conhecimento
                    Lugar agradável onde dou asas à imaginação,
                     enquanto viajo na terra da sabedoria .
    Fica melhor quando eu cá estou. 
     Frequentar a Biblioteca, fortalece o teu saber.
     Considero fantástico uma escola ter biblioteca,
      pois muita gente gostaria de ter uma em casa e não tem( é o          meu caso).                                                                                  
                                                                                                         (10ºD)



A Biblioteca é inspiradora.
Se não tens interesse em ler, passa mais tempo lá, um local interessante e sossegado e descobrirás esse prazer.
Se por acaso  queres estudar, a Biblioteca deves visitar .                                                        
                                                                        (10ºG)


É um lugar tranquilo
É muito linda, pequena, mas confortável
Mas com muito espaço de trabalho
E com várias escolhas
Gosto do seu  aquário
Adoro aquele  local!
 Aí podemos encontrar um mundo novo.
Visitar Bibliotecas é bom porque são sossegadas e têm boa energia     ( 8º B)


A biblioteca é um mundo completo de cultura, artes e maravilhas.
                                                                                     (8ºG)


Leiam
A nossa biblioteca é um bom local de convívio…
Bom ambiente.
Também para ler e estudar…
Boa organização
Com várias escolhas…
 Livros e filmes                                                               
                                                                                     ( 8º C)


A biblioteca
È uma loja de doces para quem gosta de ler.
É uma segunda casa onde aprendes a trabalhar, a ler e a estudar. 
É o local onde temos possibilidades infinitas de entrar num mundo de fantasia.

                                               ( Três alunos do 8º D)

A  biblioteca
 É um sítio incrível
                    nela podemos estudar e passar o tempo livre.
É um dos sítios da escola mais interessantes.
Aí gosto de estudar 
                          e com os meus amigos posso estar.
É um sítio especial.
                        Aí cada livro tem sua magia.
Gostei muito de a visitar
                        e virei aqui muitas vezes (Seis alunos 8ºE)
                              
          
A biblioteca
Pode ser pequena
                mas a qualidade é do melhor
                 tem tudo.
 É  lugar fascinante
                que nos desperta para um mundo imaginário.
É o melhor sítio
                     para passar o tempo
                     ler, estudar, trabalhar…
                     até ver filmes.
A  biblioteca da minha escola é muito atual.
                                                                    ( Cinco alunos do 8ºI)   



Tranquilidade
Organização
Fazem  com  que a biblioteca seja perfeita.
Local não só para passar o tempo
                         mas também  para melhorar a nossa cultura.
(Dois alunos do 8º F)
                                

Às vezes o que procuramos pode estar lá.
Normalmente, os adolescentes não gostam de ler,
mas, às vezes, inspiramo-nos nas leituras sem nos apercebermos…
Lá passo as minhas manhãs…´
É moderna , limpa e muito organizada.
Estar lá é divertido!
 Na biblioteca ,terei ajuda para ser melhor…
                                                (Cinco alunos do 8º H)

                             



sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Biblioteca escolar: um mapa de ideias


Na sequência do post anterior, a Biblioteca gostaria de convidar todo os pais e encarregados de educação a visitarem as nossas instalações no dia 27 de outubro, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. 
Gostaríamos ainda de contar com a participação dos nossos alunos no preenchimento deste questionário .
De resto, votos de boas e divertidas atividades para todos ao longo do mês e na nossa biblioteca, especialmente para os alunos dos 8º e 10º anos, mais diretamente implicados.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Mês internacional das bibliotecas no Castêlo!


Outubro é o mês Internacional das Bibliotecas (27 de outubro, o Dia da Biblioteca Escolar) e vai ser alvo de celebração na Biblioteca da Secundária do Castêlo, nomeadamente através da realização de visitas-guiadas destinadas às turmas do oitavo e décimo anos, com direito a uma atividade-surpresa e mais!
Será que as comemorações poderão ter algo a ver com a realização de mapas mentais, tema do mês? Convidamo-vos a ler este artigo do Expresso - Nunca mais se perca graças aos mapas mentais -, a ler a celebrada Mind Map Book, de Tony Buzan (2009, Pearson Education Limited) e ainda a visualizar o interessante e esclarecedor vídeo que seguidamente vos apresentamos:



Não deixem de participar e nunca mais se percam graças aos vossos mapas mentais!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Concurso Nacional de Leitura



No dia 8 de maio passado, decorreu na Biblioteca Almeida Garrett a Final Distrital do Porto do Concurso Nacional de Leitura. A partir das provas escritas realizadas, com a participação de três alunos do ensino Básico e três do Secundário da nossa escola, num total de 323 do primeiro e 108 do segundo, foram selecionados cinco alunos de cada nível de ensino para prestarem provas orais com vista à seleção dos representantes do Distrito nas provas finais. Foram selecionados um elemento efetivo para o Básico e um outro para o Secundário, assim como dois suplentes, os quais estarão presentes em Lisboa, no mês de junho, para prestação de Provas Finais.
Parabéns aos escolhidos e um grande obrigado aos nossos alunos que se lançaram nesta verdadeira aventura que é a leitura.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Imagens da Semana da Leitura

E seguem as imagens que confirmam o sucesso participadíssimo da Semana da Leitura...

Concentração e imaginação nas Leituras do Desafio



Encontro com o poeta André Oliveira


Encontro com o autor do livro de poesia Meia-Asa


Os vencedores do concurso de Leitura em Língua Estrangeira



Os vencedores do concurso de Leitura em Língua Portuguesa



Entrega de prémios aos alunos apurados para a segunda fase
do Concurso Nacional de Leitura do PNL

domingo, 16 de março de 2014

Semana da Leitura

A Biblioteca da ESCM leva a cabo, de 17 a 24 de março, a Semana da Leitura - O Português nas Bocas do Mundo, com um conjunto de eventos de deixar água na boca... Tudo começa com um Concurso de Leitura denominado A Voz das Línguas, prosseguindo diariamente com o lançamento do concurso Um título, um autor, para a participação no qual chamamos já a atenção de todos, Leituras ao Desafio, em que os alunos terão a oportunidade de "cantar" as leituras do seu agrado em saudável desafio, um encontro com o autor André Oliveira para apresentação da sua obra Meia-Asa e diálogo com os presentes e ainda, em parceria com a Associação de Estudantes, A música e poesia portuguesa no mundo. Desfrutem!