sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Biblioteca escolar: um mapa de ideias


Na sequência do post anterior, a Biblioteca gostaria de convidar todo os pais e encarregados de educação a visitarem as nossas instalações no dia 27 de outubro, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. 
Gostaríamos ainda de contar com a participação dos nossos alunos no preenchimento deste questionário .
De resto, votos de boas e divertidas atividades para todos ao longo do mês e na nossa biblioteca, especialmente para os alunos dos 8º e 10º anos, mais diretamente implicados.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Mês internacional das bibliotecas no Castêlo!


Outubro é o mês Internacional das Bibliotecas (27 de outubro, o Dia da Biblioteca Escolar) e vai ser alvo de celebração na Biblioteca da Secundária do Castêlo, nomeadamente através da realização de visitas-guiadas destinadas às turmas do oitavo e décimo anos, com direito a uma atividade-surpresa e mais!
Será que as comemorações poderão ter algo a ver com a realização de mapas mentais, tema do mês? Convidamo-vos a ler este artigo do Expresso - Nunca mais se perca graças aos mapas mentais -, a ler a celebrada Mind Map Book, de Tony Buzan (2009, Pearson Education Limited) e ainda a visualizar o interessante e esclarecedor vídeo que seguidamente vos apresentamos:



Não deixem de participar e nunca mais se percam graças aos vossos mapas mentais!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Concurso Nacional de Leitura



No dia 8 de maio passado, decorreu na Biblioteca Almeida Garrett a Final Distrital do Porto do Concurso Nacional de Leitura. A partir das provas escritas realizadas, com a participação de três alunos do ensino Básico e três do Secundário da nossa escola, num total de 323 do primeiro e 108 do segundo, foram selecionados cinco alunos de cada nível de ensino para prestarem provas orais com vista à seleção dos representantes do Distrito nas provas finais. Foram selecionados um elemento efetivo para o Básico e um outro para o Secundário, assim como dois suplentes, os quais estarão presentes em Lisboa, no mês de junho, para prestação de Provas Finais.
Parabéns aos escolhidos e um grande obrigado aos nossos alunos que se lançaram nesta verdadeira aventura que é a leitura.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Imagens da Semana da Leitura

E seguem as imagens que confirmam o sucesso participadíssimo da Semana da Leitura...

Concentração e imaginação nas Leituras do Desafio



Encontro com o poeta André Oliveira


Encontro com o autor do livro de poesia Meia-Asa


Os vencedores do concurso de Leitura em Língua Estrangeira



Os vencedores do concurso de Leitura em Língua Portuguesa



Entrega de prémios aos alunos apurados para a segunda fase
do Concurso Nacional de Leitura do PNL

domingo, 16 de março de 2014

Semana da Leitura

A Biblioteca da ESCM leva a cabo, de 17 a 24 de março, a Semana da Leitura - O Português nas Bocas do Mundo, com um conjunto de eventos de deixar água na boca... Tudo começa com um Concurso de Leitura denominado A Voz das Línguas, prosseguindo diariamente com o lançamento do concurso Um título, um autor, para a participação no qual chamamos já a atenção de todos, Leituras ao Desafio, em que os alunos terão a oportunidade de "cantar" as leituras do seu agrado em saudável desafio, um encontro com o autor André Oliveira para apresentação da sua obra Meia-Asa e diálogo com os presentes e ainda, em parceria com a Associação de Estudantes, A música e poesia portuguesa no mundo. Desfrutem!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

S. Valentim

A nossa Biblioteca comemorou o Dia De S. Valentim com um concurso aberto aos alunos da escola. Quem acertasse num maior número de pares românticos ganharia um prémio. Eis, em exclusivo nosso, uma versão da história do santo padroeiro dos namorados:

Contam-se muitas lendas sobre S. Valentim porque ninguém sabe o que é que realmente aconteceu.
Uma das lendas diz que S. Valentim era um padre romano que viveu no século III, depois do nascimento de Cristo. O padre Valentim gostava muito dos jovens. Acontece que, no Império Romano, o Imperador Cláudio II proibiu todos os habitantes de se casarem ou mesmo de ficarem noivos.
E porquê? Porque ele achava que os homens casados queriam ficar em casa com as suas famílias em vez de irem lutar nas guerras. Valentim, que não concordava com as leis do Imperador, casava os jovens apaixonados, em segredo. Quando o Imperador descobriu o que o padre Valentim fazia, mandou-o prender e sentenciou-o à morte.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Internet segura

A nossa Biblioteca vai comemorar a Internet Segura através da distribuição de panfletos aos alunos. Passamos a divulgá-los também neste espaço...