quinta-feira, 29 de maio de 2014

Concurso Nacional de Leitura



No dia 8 de maio passado, decorreu na Biblioteca Almeida Garrett a Final Distrital do Porto do Concurso Nacional de Leitura. A partir das provas escritas realizadas, com a participação de três alunos do ensino Básico e três do Secundário da nossa escola, num total de 323 do primeiro e 108 do segundo, foram selecionados cinco alunos de cada nível de ensino para prestarem provas orais com vista à seleção dos representantes do Distrito nas provas finais. Foram selecionados um elemento efetivo para o Básico e um outro para o Secundário, assim como dois suplentes, os quais estarão presentes em Lisboa, no mês de junho, para prestação de Provas Finais.
Parabéns aos escolhidos e um grande obrigado aos nossos alunos que se lançaram nesta verdadeira aventura que é a leitura.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Imagens da Semana da Leitura

E seguem as imagens que confirmam o sucesso participadíssimo da Semana da Leitura...

Concentração e imaginação nas Leituras do Desafio



Encontro com o poeta André Oliveira


Encontro com o autor do livro de poesia Meia-Asa


Os vencedores do concurso de Leitura em Língua Estrangeira



Os vencedores do concurso de Leitura em Língua Portuguesa



Entrega de prémios aos alunos apurados para a segunda fase
do Concurso Nacional de Leitura do PNL

domingo, 16 de março de 2014

Semana da Leitura

A Biblioteca da ESCM leva a cabo, de 17 a 24 de março, a Semana da Leitura - O Português nas Bocas do Mundo, com um conjunto de eventos de deixar água na boca... Tudo começa com um Concurso de Leitura denominado A Voz das Línguas, prosseguindo diariamente com o lançamento do concurso Um título, um autor, para a participação no qual chamamos já a atenção de todos, Leituras ao Desafio, em que os alunos terão a oportunidade de "cantar" as leituras do seu agrado em saudável desafio, um encontro com o autor André Oliveira para apresentação da sua obra Meia-Asa e diálogo com os presentes e ainda, em parceria com a Associação de Estudantes, A música e poesia portuguesa no mundo. Desfrutem!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

S. Valentim

A nossa Biblioteca comemorou o Dia De S. Valentim com um concurso aberto aos alunos da escola. Quem acertasse num maior número de pares românticos ganharia um prémio. Eis, em exclusivo nosso, uma versão da história do santo padroeiro dos namorados:

Contam-se muitas lendas sobre S. Valentim porque ninguém sabe o que é que realmente aconteceu.
Uma das lendas diz que S. Valentim era um padre romano que viveu no século III, depois do nascimento de Cristo. O padre Valentim gostava muito dos jovens. Acontece que, no Império Romano, o Imperador Cláudio II proibiu todos os habitantes de se casarem ou mesmo de ficarem noivos.
E porquê? Porque ele achava que os homens casados queriam ficar em casa com as suas famílias em vez de irem lutar nas guerras. Valentim, que não concordava com as leis do Imperador, casava os jovens apaixonados, em segredo. Quando o Imperador descobriu o que o padre Valentim fazia, mandou-o prender e sentenciou-o à morte.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Internet segura

A nossa Biblioteca vai comemorar a Internet Segura através da distribuição de panfletos aos alunos. Passamos a divulgá-los também neste espaço...


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O Pianista relembra Holocausto nazi na Biblioteca

No dia 27 de janeiro, pelas 10:05 e pelas 13:30, a Biblioteca relembrou o Holocausto em que os nazis aniquilaram seis milhões de judeus pelo simples facto de serem judeus. Foi, assim, projetado o filme O Pianista, de Roman Polanski, tendo o evento contado com a presença das turmas 9º A, 9º C, 10º C e 10º E. 

A projeção do filme na Biblioteca da ESCM

O que foi o Holocausto?

Em 1933, Adolf Hitler subiu ao poder na Alemanha e estabeleceu um regime racista sob o enganoso título de Nacional-Socialista, ou do alemão NSDAP Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei (Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães). Esse regime foi baseado na doutrina racial, de acordo com a qual, os alemães arianos pertencem à "raça Mestre" (Raça Pura), enquanto os judeus eram conhecidos como "Untermenschen", subumanos, que não faziam parte da raça humana.
Em 1939, o exército alemão invadiu a Polônia e deu início ao que se tornaria a Segunda Guerra Mundial. Uma série de vitórias fáceis no começo da guerra deu a Hitler a oportunidade de implementar as suas ideias. Começou assim a aniquilação do povo judeu, especialmente em solo polonês, onde vivia o maior contingente de judeus da Europa. Documentos descobertos depois da guerra mostram que sua intenção era exterminar todos os judeus, no mundo. Para realizar seu plano, os judeus foram concentrados em guetos; estabeleceram-se campos de concentração e de trabalho, em muitos casos simplesmente campos de extermínio, e transportaram-se os judeus para esses campos. Os que não eram aptos para o trabalho eram logo exterminados. A maioria dos outros morreram de inanição ou em virtude de doenças. Na frente oriental, à medida que ocupavam cidades e aldeias, os judeus iam sendo mortos por pelotões de fuzilamento ou por gás, em camiões fechados.
Durante os seis anos de guerra, foram assassinados pelos nazis aproximadamente 6.000.000 de judeus – incluindo 1.500.000 crianças – representando um terço do povo judeu naquela época. Esta decisão de aniquilar os judeus, já prevista desde 1924 no livro "Mein Kampf", de Adolf Hitler, foi uma operação feita com fria eficiência, um genocídio cuidadosamente planeado e executado. Por isso recebeu um nome próprio: o Holocausto.
Texto adaptado

E uma cena memorável do filme, em que, quase no fim da guerra, sobrevivente a todas as vissicitudes, a personagem central encontra um oficial nazi à beira da derrocada e interpreta, a seu pedido, uma peça clássica...


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Escola Secundária da Maia no Concurso Nacional de Leitura


A Escola Secundária do Castêlo da Maia, integrada no Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, está a participar ativamente no Concurso Nacional de Leitura - 2013/14, parte do Plano Nacional de Leitura. Com a primeira fase concluída, anuncia-se agora uma segunda fase, de provas a nível distrital, a qual decorrerá de 3 de março a 6 de maio, sendo os alunos apurados para esta fase anunciados entre 1 e 15 de fevereiro. A terceira fase, uma prova nacional cujos participantes serão dados a conhecer até ao dia 13 de maio, terá lugar em dia a determinar, entre 6 de maio e finais de junho.
A representar-nos muito condignamente encontram-se os seguintes alunos: Beatriz Teixeira, Ana Margarida Pinto, Inês Moreira e Rafael Guerra, do 8º B, Sofia Kendra, Raquel Carneiro, Bárbara Neves e Tatiana Sousa, do 8º C, e ainda Maria Margarida Vigo e Linda Malheiro, do 8º D. A nível do Secundário, contamos com as presenças de Mariana Pereira, do 10º A, Juliano Moreira, do 10º A e Andreia Pimenta, Rita Garcia, Mariana Cardoso e Bruna Pereira, do 12º D. 
São duas as obras adotadas neste concurso em cada escalão... O Meu Pé de Laranja Lima e O Principezinho para o Básico e A Cidade e as Serras e Memorial do Convento para o Secundário.
A todos os participantes, votos de muita sorte e bom trabalho!