A nossa Biblioteca vai comemorar a Internet Segura através da distribuição de panfletos aos alunos. Passamos a divulgá-los também neste espaço...
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
O Pianista relembra Holocausto nazi na Biblioteca
No dia 27 de janeiro, pelas 10:05 e pelas 13:30, a Biblioteca relembrou o Holocausto em que os nazis aniquilaram seis milhões de judeus pelo simples facto de serem judeus. Foi, assim, projetado o filme O Pianista, de Roman Polanski, tendo o evento contado com a presença das turmas 9º A, 9º C, 10º C e 10º E.
| A projeção do filme na Biblioteca da ESCM |
O que foi o Holocausto?
Em 1933, Adolf Hitler subiu ao
poder na Alemanha e estabeleceu um regime racista sob o enganoso título de
Nacional-Socialista, ou do alemão NSDAP Nationalsozialistische Deutsche
Arbeiterpartei (Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães). Esse
regime foi baseado na doutrina racial, de acordo com a qual, os alemães arianos
pertencem à "raça Mestre" (Raça Pura), enquanto os judeus eram
conhecidos como "Untermenschen", subumanos, que não faziam parte da
raça humana.
Em 1939, o exército alemão invadiu
a Polônia e deu início ao que se tornaria a Segunda Guerra Mundial. Uma série
de vitórias fáceis no começo da guerra deu a Hitler a oportunidade de
implementar as suas ideias. Começou assim a aniquilação do povo judeu,
especialmente em solo polonês, onde vivia o maior contingente de judeus da
Europa. Documentos descobertos depois da guerra mostram que sua intenção era
exterminar todos os judeus, no mundo. Para realizar seu plano, os judeus foram
concentrados em guetos; estabeleceram-se campos de concentração e de trabalho,
em muitos casos simplesmente campos de extermínio, e transportaram-se os judeus
para esses campos. Os que não eram aptos para o trabalho eram logo
exterminados. A maioria dos outros morreram de inanição ou em virtude de
doenças. Na frente oriental, à medida que ocupavam cidades e aldeias, os judeus
iam sendo mortos por pelotões de fuzilamento ou por gás, em camiões fechados.
Durante os seis anos de guerra, foram
assassinados pelos nazis aproximadamente 6.000.000 de judeus – incluindo
1.500.000 crianças – representando um terço do povo judeu naquela época. Esta
decisão de aniquilar os judeus, já prevista desde 1924 no livro "Mein
Kampf", de Adolf Hitler, foi uma operação feita com
fria eficiência, um genocídio cuidadosamente planeado e executado. Por isso
recebeu um nome próprio: o Holocausto.
Texto
adaptado
E uma cena memorável do filme, em que, quase no fim da guerra, sobrevivente a todas as vissicitudes, a personagem central encontra um oficial nazi à beira da derrocada e interpreta, a seu pedido, uma peça clássica...
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Escola Secundária da Maia no Concurso Nacional de Leitura
A Escola Secundária do Castêlo da Maia, integrada no Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, está a participar ativamente no Concurso Nacional de Leitura - 2013/14, parte do Plano Nacional de Leitura. Com a primeira fase concluída, anuncia-se agora uma segunda fase, de provas a nível distrital, a qual decorrerá de 3 de março a 6 de maio, sendo os alunos apurados para esta fase anunciados entre 1 e 15 de fevereiro. A terceira fase, uma prova nacional cujos participantes serão dados a conhecer até ao dia 13 de maio, terá lugar em dia a determinar, entre 6 de maio e finais de junho.
A representar-nos muito condignamente encontram-se os seguintes alunos: Beatriz Teixeira, Ana Margarida Pinto, Inês Moreira e Rafael Guerra, do 8º B, Sofia Kendra, Raquel Carneiro, Bárbara Neves e Tatiana Sousa, do 8º C, e ainda Maria Margarida Vigo e Linda Malheiro, do 8º D. A nível do Secundário, contamos com as presenças de Mariana Pereira, do 10º A, Juliano Moreira, do 10º A e Andreia Pimenta, Rita Garcia, Mariana Cardoso e Bruna Pereira, do 12º D.
São duas as obras adotadas neste concurso em cada escalão... O Meu Pé de Laranja Lima e O Principezinho para o Básico e A Cidade e as Serras e Memorial do Convento para o Secundário.
A todos os participantes, votos de muita sorte e bom trabalho!
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
domingo, 15 de dezembro de 2013
Imagens da Feira do Livro
A Feira do Livro decorreu da melhor forma e o prazo de duração teve mesmo que ser alargado para tanta e tão interessada procura. Deixamo-vos um par de imagens como testemunho do evento...
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Vencedores do Concurso de Leitura
Teve lugar, no passado dia 15 de novembro, a primeira eliminatória de mais um Concurso de Leitura (em Língua Estrangeira e em Português) de que seguidamente apresentamos, com os nossos parabéns, os premiados...
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
Vencedores do concurso de Quadras de S. Martinho
Por toda a escola e como já é hábito, os nossos alunos participaram num concurso de quadras de S. Martinho, de que damos agora a conhecer os vencedores e respetivos versos...
Ensino Básico
1º prémio
Martinho, bravo soldado
Sol fez-se nesse dia
Pela capa teres dado
A alguém que te pedia
Ricardo Branco, nº 13, 9º A
2º prémio
Todo o dia a apanhar chuva,
Coitado do vendedor!
Mas à beira das castanhas,
Fica cheio de calor.
Ana Sousa, 9º H
3º prémio
S. Martinho! S. Martinho!
Da bela castanha assada.
Teus dias de sol quentinho,
Alegram a gente apressada.
Carolina, nº 9, 8º B
Menção honrosa
S. Martinho era francês
Foi para a guerra uma vez
Deu a capa ao mendigo
E afastou todo o perigo
Ruben, Hilário, João Carlos. C.V.
Ensino Secundário
1º prémio
S. Martinho era guerreiro
Quando descobriu vocação.
O tempo ficou soalheiro
Para honrar a boa ação.
Daniel Ricardo, nº 10, 11º A
2º prémio
A meio de novembro
Fresco como o mentol
Na capicua, assim me lembro,
Algo dá vida ao sol.
Mariana Pereira, nº 19, 10º A
3º prémio
Um rico coração
Tem o nosso S. Martinho
Tem direito a recordação
E a festejar, bebendo vinho.
Irina Silva, nº 8, 10º F
Subscrever:
Mensagens (Atom)



