segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Escola Secundária da Maia no Concurso Nacional de Leitura


A Escola Secundária do Castêlo da Maia, integrada no Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, está a participar ativamente no Concurso Nacional de Leitura - 2013/14, parte do Plano Nacional de Leitura. Com a primeira fase concluída, anuncia-se agora uma segunda fase, de provas a nível distrital, a qual decorrerá de 3 de março a 6 de maio, sendo os alunos apurados para esta fase anunciados entre 1 e 15 de fevereiro. A terceira fase, uma prova nacional cujos participantes serão dados a conhecer até ao dia 13 de maio, terá lugar em dia a determinar, entre 6 de maio e finais de junho.
A representar-nos muito condignamente encontram-se os seguintes alunos: Beatriz Teixeira, Ana Margarida Pinto, Inês Moreira e Rafael Guerra, do 8º B, Sofia Kendra, Raquel Carneiro, Bárbara Neves e Tatiana Sousa, do 8º C, e ainda Maria Margarida Vigo e Linda Malheiro, do 8º D. A nível do Secundário, contamos com as presenças de Mariana Pereira, do 10º A, Juliano Moreira, do 10º A e Andreia Pimenta, Rita Garcia, Mariana Cardoso e Bruna Pereira, do 12º D. 
São duas as obras adotadas neste concurso em cada escalão... O Meu Pé de Laranja Lima e O Principezinho para o Básico e A Cidade e as Serras e Memorial do Convento para o Secundário.
A todos os participantes, votos de muita sorte e bom trabalho!

domingo, 15 de dezembro de 2013

Imagens da Feira do Livro

A Feira do Livro decorreu da melhor forma e o prazo de duração teve mesmo que ser alargado para tanta e tão interessada procura. Deixamo-vos um par de imagens como testemunho do evento...



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Vencedores do Concurso de Leitura

Teve lugar, no passado dia 15 de novembro, a primeira eliminatória de mais um Concurso de Leitura (em Língua Estrangeira e em Português) de que seguidamente apresentamos, com os nossos parabéns, os premiados...

Os vencedores em Língua Portuguesa: Francisco Areias, nº 5 do 8º D, Guilherme Soares, nº 9 do 9º C,
Mariana Maia Pereira, nº 19 do 10º A, Leonardo Ferreira, nºo 19 do 11º A e Mariana Cardoso, nº 15 do 12º C1...

... e os de Língua Estrangeira: Viviana Ferreira, nº 25 do 8º G (Francês), Viviana Silva, nº 19 do 9º I (Espanhol),
Mariana Pereira, nº 18 do 10º A (Inglês - vencedora), Filipa Carvalho, nº 9 do 11º C (Inglês - vencedora) e Joshua
Biggens, nº 3 do 12º G (Inglês - vencedor) .

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Vencedores do concurso de Quadras de S. Martinho

Por toda a escola e como já é hábito, os nossos alunos participaram num concurso de quadras de S. Martinho, de que damos agora a conhecer os vencedores e respetivos versos...

Ensino Básico

1º prémio

Martinho, bravo soldado
Sol fez-se nesse dia
Pela capa teres dado
A alguém que te pedia

Ricardo Branco, nº 13, 9º A

2º prémio

Todo o dia a apanhar chuva,
Coitado do vendedor!
Mas à beira das castanhas,
Fica cheio de calor.

Ana Sousa, 9º H

3º prémio

S. Martinho! S. Martinho!
Da bela castanha assada.
Teus dias de sol quentinho,
Alegram a gente apressada.

Carolina, nº 9, 8º B

Menção honrosa

S. Martinho era francês
Foi para a guerra uma vez
Deu a capa ao mendigo
E afastou todo o perigo

Ruben, Hilário, João Carlos. C.V.

Ensino Secundário

1º prémio

S. Martinho era guerreiro
Quando descobriu vocação.
O tempo ficou soalheiro
Para honrar a boa ação.

Daniel Ricardo, nº 10, 11º A

2º prémio

A meio de novembro
Fresco como o mentol
Na capicua, assim me lembro,
Algo dá vida ao sol.

Mariana Pereira, nº 19, 10º A

3º prémio

Um rico coração
Tem o nosso S. Martinho
Tem direito a recordação
E a festejar, bebendo vinho.

Irina Silva, nº 8, 10º F

sábado, 30 de novembro de 2013

Feira do Livro em dezembro

Nos dias 2,3 e 4 de dezembro, como já vem sendo habitual, a nossa escola vai receber mais uma feira do livro. Eis uma excelente oportunidade para adquirir amigos para a vida, daqueles que a cada momento nos ensinam coisas e nos preenchem de boas memórias. Um livro é uma viagem, ainda para mais barata relativamente aos preços praticados pelas agências. Venham connosco viajar, não faltem!

sábado, 16 de novembro de 2013

São Martinho em festa no Castêlo

Como não poderia deixar de ser e seguindo a tradição, a nossa escola, numa organização da Biblioteca, festejou o São Martinho. Do evento, partilhado por alunos, docentes e funcionários, deixamo-vos alguns testemunhos fotográficos.
Um acróstico de São Martinho

As cozinheiras em pleno afã

Quadras de São Martinho concebidas pelos alunos

Um belíssimo souto em miniatura
Receitas de iguarias da época
E que nos dizem deste perfeito castanheiro?